quarta-feira, 9 de novembro de 2011

INICIA-SE A POLÍTICA

 INICIA-SE A POLÍTICA

A Política se inicia com o seguinte assunto:
(i) reinvindica a concepção de estado contra a visão sofística (que tinha a arte de falar em público) de que o estado existe por convenção e, portanto, não tem real fidelidade de seus membros;
(ii) esclarece a sua natureza distinguindo o estado de outras comunidades.
Como toda comunidade se forma em vista de algum bem, o estado, que é uma comunidade suprem e abarca todas as outras, se forma tendo em vista o bem supremo. Aristóteles faz uso de uma visão absolutamente teleológica.
A causa ou a explicação das coisas serem o que são está não no que elas se tornaram, mas naquilo em que eles estão vindo a ser; do mesmo modo, a natureza das coisas não é vislumbrada em sua origem, mas em seu destino.
O que chamamos por estado significa “cidade (polis)”. Aristóteles assim se refere à cidade, como sendo a expressão da mais perfeita forma de vida política já existente, assim como a forma mais perfeita que poderia existir. Afirma categoricamente que a vida pode ser vivida de modo mais completo em uma pequena comunidade da qual todo cidadão conhece um ao outro e participa da escolha não apenas dos seus comandantes, mas também comandam e, por sua vez, são comandados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário